quarta-feira, 15 de julho de 2009

Introdução

O Atelier de Dança Criativa “Onde se esconde a Beleza?” faz parte do “Projecto B” reflectindo o conceito que o integra. No “Projecto B” o participante cria o percurso e metodologia que melhor sirva a sua intenção de procura da Beleza.
O “Projecto B” (ver em: http://prima-projectob.blogspot.com/)como um todo contempla diversas zonas: a criação, a investigação, a sensibilização, a publicação e a documentação. Estas funcionam em permanente estado de articulação e sem hierarquias de importância. Cada uma é valiosa e informa a outra na direcção a seguir.

Os Ateliers são encarados como momentos de sensibilização e investigação, através dos quais o Projecto se abre e expande a novos participantes, novas possibilidades.

Sobre o Atelier "Onde se esconde e Beleza?"

Este Atelier é dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos e propõe dois modelos de apresentação: ou uma única sessão de três horas ou 5 sessões de duas horas e meia cada. O primeiro modelo funciona como uma espécie de introdução á temática e o segundo propõe um desenvolvimento de diversas propostas.

O objectivo do Atelier é conduzir a criança num processo de reconhecimento da beleza em diversos objectos, na identificação e entendimento das suas características.

Cada sessão propõe um “E se…” diferente que lança á descoberta de elementos como a luz, a cor, a forma, a proporção, a harmonia e o ritmo contidos em objectos reconhecíveis e que integram o quotidiano das crianças. Algumas destas características assim como as imagens e sensações que derivam da relação com os objectos, serão trabalhadas ao nível da linguagem coreográfica, oferendo ás crianças a oportunidade de criarem (de forma orientada) as suas danças a partir da sua própria experiencia.

Este “se” é encarado no método Stanislavski como a palavra mágica que pode transformar os nossos pensamentos, actuando como uma espécie de alavanca que nos transporta do mundo real para o reino da imaginação.

Sessão 1 – “ E se a beleza se esconde num arco-íris, numa estrela cadente ou num raio de sol?”

Sessão 2 – “E se a beleza se esconde em mim ou em ti? Onde será que ela se esconde?”

Sessão 3 – “E se a beleza se esconde nas montanhas e nas flores, nas nuvens e nos corais ou nas pontes e arranha-céus?”

Sessão 4 – “ E se a beleza se esconde numa sinfonia composta: pelo Beethoven, pelas ondas do mar, pelos assobios do vento ou pelo bater do meu coração?”

Sessão 5 – “E se a beleza for…” – Descobrir a beleza a partir de “E ses…” criados pelas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário